DICAS ABTRAN: Dirigir caminhão na chuva exige cautela. Confira nossas dicas de segurança!

Dirigir um caminhão na chuva é um desafio para quem passa dias e noites na estrada. Asfalto molhado, pouca visibilidade, risco de aquaplanagem e más condições do asfalto nas rodovias brasileiras desafiam os caminhoneiros a carregar em condições climáticas adversas. Você deve ter enfrentado situações críticas com mau tempo. Esses momentos delicados exigem atenção redobrada, por isso preparamos este post para você com algumas dicas de como enfrentar a chuva com mais tranquilidade e chegar ao seu destino com segurança. Vamos?

Reduza a velocidade

Quanto maior a velocidade, maior o risco de acidente. Este princípio se aplica a estradas secas e molhadas, mas quando chove, o abuso de gasolina é ainda mais crítico.

Primeiro, não subestime as primeiras gotas de chuva. Embora ainda não consigam formar a perigosa camada de água que causa a aquaplanagem, seu contato com a sujeira presente no asfalto torna o solo extremamente escorregadio. Quanto mais rápido você for, menor será o seu tempo de reação.

À medida que a chuva se intensifica, o perigo continua alto. Primeiro, por causa da já mencionada aquaplanagem. Esse fenômeno ocorre quando os pneus perdem o contato com o asfalto durante a condução em alta velocidade em uma pista alagada e o veículo derrapa. Quanto mais rápido você for, maior a probabilidade de sofrer com esse problema.

Em segundo lugar, há a própria visibilidade. Em velocidades mais altas, a água atinge o para-brisa com mais força e os limpadores são menos eficazes, o que não pode limpar sua visão o suficiente.

Portanto, lembre-se: nenhum dos conselhos deste post será eficaz se você não diminuir a velocidade quando começar a chover.

Não use farol alto

As condições de visibilidade são muito piores na chuva. Seja por excesso de água no para-brisa ou embaçamento que é comum nessa condição. Hoje em dia, muitas pessoas pensam que um farol alto pode ajudá-las a enxergar melhor, mas isso não é verdade.

O uso do farol baixo é obrigatório nas rodovias mesmo quando não está chovendo, mas o farol alto, além de ofuscar os outros motoristas, reduz a sua visibilidade em condições de chuva, principalmente quando há neblina. Isso acontece porque a névoa que se forma na frente do caminhão é muito densa e acaba refletindo a luz que incide diretamente sobre ela, formando uma “parede branca” na frente do veículo. Graças a isso, você acaba não enxergando os obstáculos, mesmo que estejam a poucos metros de distância.

Se o seu carro tiver faróis de neblina, é melhor usá-los com moderação. O farol baixo (obrigatório) já é um grande auxílio para a visibilidade.

Não faça movimentos bruscos

Dirigir na chuva exige atenção, baixa velocidade e, principalmente, muito cuidado ao dirigir. Frear forte ou desviar repentinamente pode resultar em derrapagem devido a estradas molhadas. Como já explicamos, a camada de água que se forma no asfalto pode resultar em aquaplanagem. Este efeito é amplificado em alta velocidade e requer habilidade para se esquivar.

Se você estiver em uma situação em que tem pouco controle, o ideal é manter o controle firme no volante e pisar no freio aos poucos, para que as rodas continuem girando e retornem gradativamente o contato com o asfalto. Isto também se aplica às curvas: o volante deve ser girado progressivamente para manter o caminhão sob controle.

Ligue o ar condicionado

O ar-condicionado refresca o ambiente e torna os passeios sob o sol forte mais agradáveis, certo? Mas não são apenas equipamentos dedicados ao conforto. O ar pode ser muito útil em dias de chuva forte, não só para resfriar a cabine, mas também para manter os vidros 100% visíveis.

A umidade e as baixas temperaturas fazem com que os vidros embacem rapidamente quando a cabine está totalmente fechada, como acontece na chuva. Por ser mais seco, o ar condicionado irá desembaçar os vidros instantaneamente e não há necessidade de usar panos, flanelas ou as próprias mãos para lidar com a situação.

Evite ultrapassar

A ultrapassagem é uma das manobras mais arriscadas que você pode fazer em uma viagem. Sem dúvida, isso é necessário, pois existem outros caminhões mais lentos. Existem bons lugares para ultrapassar com segurança sem colocar em risco a sua vida ou a de outros motoristas.

No entanto, você precisa ter cuidado extra na chuva. Com a visibilidade reduzida, aumenta o risco de não ver outro veículo vindo no sentido contrário. Além disso, aumentar a velocidade ao ultrapassar outro caminhão aumenta a possibilidade de aquaplanagem, criando uma situação ideal para um acidente.

Por isso, quando começar a chover, avalie com atenção se a ultrapassagem é necessária. Se a tempestade for muito intensa, definitivamente guarde a manobra para mais tarde.

Lembre-se que a chuva se concentra na estrada no ponto que você está passando. Isso significa que em poucos minutos a intensidade da água pode diminuir ou até parar. Portanto, é melhor esperar por condições mais favoráveis ​​antes de ultrapassar.

Mantenha uma distância segura de outros veículos

Você gosta de dirigir perto de outros veículos na estrada? Então saiba que você está naturalmente em risco porque reduz seu tempo de reação em caso de alguma ocorrência. Mas se em pista seca essa prática já é perigosa, imagine se começar a chover?

A combinação da pista molhada com a pouca visibilidade causada pela chuva faz com que o tempo de reação para evitar um acidente nestas condições não seja suficiente. Portanto, quanto maior a distância dos veículos à sua frente, maior a possibilidade de evitar problemas.

Como você viu, dirigir um caminhão na chuva exige ainda mais cuidado e atenção, mas a segurança está em suas mãos. Não abuse da velocidade e preste atenção em todos os detalhes para evitar problemas.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhar com seus colegas pilotos nas redes sociais!