Importância da calibragem dos pneus de caminhão

Calibragem de pneus de caminhão: entenda definitivamente os motivos pelos quais você deve realizar esse procedimento regularmente.

Todo motorista sabe que deve ficar de olho na pressão dos pneus de seu caminhão. Mas você sabe qual a real importância da calibragem adequada dos pneus? Você conhece as consequências positivas e negativas desse tipo de cuidado?

O rastreamento desse problema afeta o desempenho de diversos componentes e sistemas, principalmente aqueles ligados diretamente às rodas dos caminhões. A não manutenção da pressão dos pneus também pode acarretar maiores custos de manutenção e até mesmo colocar em risco a segurança do motorista e de terceiros que compartilham a via.

Então, neste post, entenda de uma vez por todas porque você deve estar sempre atento às medidas dos pneus. Confira!

A condição da estrada exige mais cuidado com os pneus

Não é novidade que as estradas brasileiras carecem de boas condições. Esse fato faz parte do cotidiano do caminhoneiro e também se reflete nos números.

O Anuário dos Transportes CNT 2019 avaliou a qualidade de 59% das rodovias do Brasil como regular, ruim ou péssima. Isso significa que a maioria das rodovias apresenta problemas como defeitos na pavimentação e na própria geometria da via – buracos, depressões e lombadas.

Portanto, não é difícil concluir que os pneus são a primeira parte do veículo a ser afetada por essas estradas, pois estão em contato direto com asfalto e estradas não pavimentadas – apenas 12,4% da malha viária é pavimentada. Manter os pneus calibrados corretamente é uma ótima maneira de mitigar o desgaste na estrada.

Riscos de um pneu murcho

Primeiro é preciso lembrar que a calibragem é a regulagem da pressão dos pneus. Isso significa que a pressão deve corresponder ao valor indicado nas instruções do fabricante do pneu. Nada mais nada menos.

Perigos da baixa pressão dos pneus

Quando a pressão está baixa, o pneu tende a sobrecarregar as laterais da banda de rodagem, o que afeta sua estrutura. Isso pode levar à deformação e superaquecimento da mistura, que em casos extremos pode até causar rachaduras. A baixa pressão também causa instabilidade no manuseio do veículo, o que pode levar a acidentes graves.

Além disso, os pneus de baixa pressão são mais propensos à temida aquaplanagem, pois a baixa pressão impede que os sulcos existentes façam seu trabalho e desloquem o fluido. Em vez disso, eles empurram a água para a frente e a poça de água à sua frente ficará maior. Este é o gatilho para a aquaplanagem.

Perigos causados ​​pela alta pressão dos pneus

Já se o problema for excesso de pressão, a área de contato com o solo diminui e reduz a aderência dos pneus. Com isso, o controle do caminhão também fica prejudicado, o que aumenta o risco de acidentes em casos de frenagem brusca (emergência) e curvas rápidas.

Os benefícios da pressão correta dos pneus

Regular a calibragem dos pneus de caminhões pode trazer uma série de benefícios. Pode-se até dizer que esse cuidado é uma medida preventiva de manutenção, pois ao regular a pressão dos pneus, reduz-se o desgaste do pneu e aumenta-se sua vida útil.

Além disso, é uma ótima medida para reduzir o consumo de combustível. Principalmente em casos de baixa pressão, quando a resistência (adesão) com a correia é maior e exige mais potência do motor.

A alta pressão, por outro lado, torna o pneu mais rígido, evitando assim o desgaste prematuro de diversas partes do veículo devido às vibrações excessivas, principalmente da suspensão.

A hora e o método corretos de calibragem dos pneus

Pode parecer senso comum quando encher pneus de caminhão, mas muitos motoristas não sabem disso.

Porém, não existe “receita” para saber a hora certa de calibrar. O manual do proprietário do veículo geralmente contém instruções a esse respeito.

É altamente recomendável que a verificação do ar dos pneus faça parte da sua lista de verificação para a próxima viagem. Assim, este cuidado especial não irá atrasar o seu dia-a-dia.

Tenha em mente as seguintes precauções ao executar o procedimento de calibração:

Considere o tamanho e a carga do veículo;

Siga as recomendações do fabricante do pneu;

Evite encher um pneu quente;

Verifique sempre se as válvulas de todos os pneus estão fechadas;

Não se esqueça de verificar a pressão do estepe.

Esperamos que este post tenha mostrado o quanto a calibragem de pneus de caminhão é fundamental para a segurança, economia e produtividade de suas rotas.