QUATRO DICAS ABTRAN PARA A CONDUÇÃO DE UM CAMINHÃO EM MOMENTOS DE CHUVA INTENSA

QUATRO DICAS DA ABTRAN PARA GESTÃO DE CAMINHÕES EM CHUVA FORTE

Dirigir veículos durante chuvas muito fortes e até tempestades é um desafio. Quando falamos em caminhões de carga, o desafio se torna ainda mais difícil até mesmo para motoristas mais experientes.

Diversos fatores podem afetar e causar danos à carga e até mesmo à saúde do motorista. Dito isto, muitos motoristas não conhecem dicas básicas, como bons componentes de movimentação de carga que podem ajudar quando está chovendo.

É por isso que listamos quatro dicas abaixo para ajudá-lo a dirigir caminhões com segurança.

VELOCIDADE REDUZIDA

O primeiro conselho se aplica até em pistas secas, porém, quando chove é fundamental que os motoristas pisem literalmente no freio. Isso também vale para chuvas mais leves ou respingos, pois se algo inesperado acontecer, o motorista pode lidar com isso sem se arriscar ou danificar a carga.

A possibilidade de acidentes em pista molhada é grande, o que pode causar a chamada aquaplanagem (também conhecida como aquaplanagem), ou seja, os pneus perdem o contato com o asfalto e o veículo derrapa na pista.

Outro fenômeno que pode acontecer é a diminuição da visibilidade, pois os limpadores podem não conseguir retirar todo o volume de água do para-brisa. Além disso, o período chuvoso pode deixar o ambiente com visibilidade reduzida, principalmente à noite.

NÃO FAÇA ULTRAPASSAGENS

Claro, a ultrapassagem é uma manobra arriscada quando a estrada está em boas condições para o tráfego de carros. Se necessário, é sempre importante fazê-lo de forma consciente e no momento certo.

Em situação de chuva, essas medidas devem ser redobradas e as ultrapassagens devem ser evitadas ao máximo. Se as pistas estiverem molhadas, pode ocorrer derrapagem ao ultrapassar outro veículo ao acelerar. A visão deficiente também pode impossibilitar a visão da pista novamente.

MANTENHA DISTÂNCIA DOS VEÍCULOS

Essa dica também leva em consideração os fatores: pista molhada + tempo de reação. Há motoristas que gostam de andar perto de outros veículos, o que costuma ser muito arriscado, pois se algo acontecer, o motorista não terá tempo de reagir.

Os fatores já citados aqui, como aquaplanagem e visão ruim, podem afetar qualquer motorista. Se estes ocorrerem e o caminhão ficar muito próximo de outro, as consequências podem ser maiores e causar um acidente bem maior.

BOM EQUIPAMENTO DE MANUSEIO DE CARGA

Além de seguir as dicas da ABTRAN acima, também é preciso investir em bons equipamentos de amarração para movimentação de cargas, utilizando o material correto e em bom estado.

É sempre necessário seguir as normas, verificar se há danos materiais, distribuir as cargas corretamente e investir em materiais e componentes adequados para movimentação e içamento. Por exemplo, a Polifitema é um dos fornecedores especializados na área de amarração de cargas com materiais de alto desempenho e alta qualidade que atendem aos padrões de segurança.

Seja ABTRAN você também!