Quem nunca se pegou dirigindo durante uma tempestade e ficou em dúvida de como agir?

 Dirigir em diferentes condições climáticas pode ser um desafio para a maioria dos motoristas de caminhão, pois a superfície e o asfalto são completamente diferentes durante essas estações e dirigir pode ser um pouco perigoso.

Como sabemos, a segurança deve ser primordial para os caminhoneiros. Por isso, separamos algumas dicas com os principais cuidados que você deve ter ao dirigir um caminhão na chuva.

Confira abaixo as 5 principais dicas para dirigir um caminhão na época das chuvas.

5 dicas da ABTRAN para dirigir caminhão na época das chuvas

Chuva: dicas para dirigir com segurança na estação chuvosa

use farol baixo;

De acordo com o Artigo 40 do Código de Trânsito, o uso de farol baixo é obrigatório, não só à noite, mas também durante o dia. A utilização de faróis é essencial para garantir uma boa visibilidade, tanto da via como da sinalização, veículos, peões, etc.

Portanto, não se esqueça de ligar os faróis e manter todos seguros!

Mantenha uma distância segura de outros veículos e evite ultrapassagens;

Essa dica serve para diminuir o risco de colisões e até mesmo de engarrafamentos, já que manter distância de outros veículos permite frear com segurança, por exemplo. Se em pista seca você deve respeitar uma distância de 2 segundos do carro da frente, na chuva esse intervalo deve ser dobrado, no mínimo 4 segundos.

E além disso, lembre-se: caminhões, chuva e ultrapassagem não andam juntos!

Essa é uma combinação que muitas vezes leva a desastres, pois com veículo pesado, estradas escorregadias e visibilidade reduzida, a ultrapassagem fica muito mais delicada. E não importa o quão bom você seja ao volante, essa combinação de fatores leva a muito mais acidentes do que em condições normais.

Tenha cuidado ao frear;

Como já vimos, frear veículos pesados ​​em alta velocidade resulta em freadas bruscas. Durante as chuvas, o melhor é aumentar a previsibilidade e diminuir os riscos ao dirigir, pois uma variante que pode gerar acidentes no período chuvoso é a frenagem, que deve ser evitada no asfalto molhado, pois esse cenário altera significativamente o resultado da frenagem.

Durante as chuvas, frear normalmente tem um efeito indesejável, pois muitas vezes não é suficiente e outras vezes pode desestabilizar a dirigibilidade, desviar o veículo e tirá-lo do curso.

Dirija dentro da velocidade recomendada para a via;

Dirija dentro do limite de velocidade recomendado para a estrada

Junto com as dicas anteriores, você pode evitar acidentes andando dentro do limite de velocidade recomendado para a via. Portanto, mesmo que você dirija muito bem, não é recomendável dirigir um caminhão em alta velocidade nessas condições.

Se chover de leve a moderada, o melhor é manter a velocidade máxima de 80% do limite da via. Agora, se for intenso, é melhor desacelerar um pouco mais para aumentar a segurança.

Se precisar descansar e esperar a chuva passar, encontre um local seguro e estacione! E lembre-se, nenhum prazo é mais importante do que a sua segurança.

Vá com calma: a aquaplanagem é passageira;

Esta é uma situação que muitos caminhoneiros temem, mas a aquaplanagem pode ser superada se você apenas mantiver a calma.

Mas o que é aquaplanagem? Esse é um fenômeno que ocorre quando uma camada de água se forma entre os pneus e o solo, dando a impressão de que o veículo está flutuando por alguns instantes.

Quando isso acontecer, o correto é manter o volante reto e tirar o pé do acelerador. Desta forma, você pode recuperar o controle quando a aquaplanagem terminar.

Uma dica valiosa é sempre lembrar de NUNCA frear durante a aquaplanagem, pois isso pode levar a acidentes graves.