Como evitar acidentes de trânsito

Existem algumas medidas preventivas que devem ser adotadas para maior segurança nas vias das grandes e pequenas cidades.

Foi elaborada uma lista com as principais delas, veja abaixo:

Respeito à sinalização de trânsito

Parece óbvio, mas como vimos uma quantidade expressiva de motoristas não respeitam as sinalizações de trânsito e isso abrange desde não ultrapassar em farol vermelho até conservar o limite de velocidade adequado para aquela via.

Se ingerir bebida alcoólica, não dirigir !

Bebida alcoólica e direção não combinam! Já foi provado que a combinação destes dois itens bem como qualquer outra substância psicoativa, reduz os reflexos e a própria atenção dos motoristas. Isso coloca não só o condutor, como também terceiros em risco.

Foi por este motivo que, em 2008, foi criada a famosa Lei Seca. Diante de um caso de aumento de acidentes de trânsito envolvendo embriaguez, foi visto como necessário a fiscalização e penalização de quem dirigia embriagado.

Evite olhar o celular

Uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil vem por parte da desatenção dos motoristas. Tal fato pode ter origens variadas, desde condutores que mexem no celular enquanto dirigem até distração por música muito alta.

Independentemente da razão, uma coisa é certa: o foco total deve ser na via! Isso porque dirigir não depende só de você. É preciso estar atento também às atitudes dos demais condutores para evitar acidentes.

Ainda, em locais onde há risco de animais cruzarem a pista, é preciso ter atenção em dobro!

Tenha a revisão do veículo em dia

Falhas mecânicas podem ocorrer, é verdade, mas elas podem ser diminuídas ou ainda previstas caso o automóvel passe por revisões regulares

É preciso estar atento a qualquer irregularidade e fazer as manutenções necessárias.

Descanso é fundamental

As jornadas de trabalho nas estradas podem ser intensas. Todo motorista de caminhão sabe disso, mas para evitar acidentes, o sono tem que estar em dia.

Não podemos desmerecer a qualidade do descanso. Não é um luxo, é uma necessidade que todo motorista tem direito. Viagens longas e sem pausas podem aumentar os riscos nas vias.

Tenha atenção redobrada à noite

Já dissemos que o motorista deve estar sempre focado no trânsito, mas à noite em dias nos quais há neblina ou chuva, a atenção deve ser redobrada!

Nestes casos, é recomendável reduzir a velocidade e ligar os faróis. Motociclistas também não devem esquecer de utilizar seus coletes refletores e equipamentos de segurança. 

Cinto de segurança

Depois de uma extensa lista de prevenções às causas de acidentes de trânsito, não podemos esquecer do uso do cinco de segurança sob quaisquer circunstâncias. É obrigatório, não se esqueça! E independe em qual local do veículo você está sentado, seja na parte da frente ou de trás.