DICA ABTRAN: Como saber se a placa do seu carro foi clonada?

Motoristas que recebem autuações de multas de trânsito que não cometeram, em locais por onde sequer passaram, precisam redobrar os cuidados: isso pode indicar que seu veículo está com a placa clonada. Segundo dados do Detran, os casos triplicaram nos últimos anos.

 A prática da clonagem de placas consiste em copiar as características de outro veículo como: marca, modelo e placa. Por meio da clonagem, os criminosos podem contornar os controles de tráfego e vender veículos com mais facilidade.

 É importante ressaltar que tanto o motorista que consegue o veículo clonado quanto a pessoa que o compra sem saber estão expostos a diversos problemas. Por isso, é importante saber identificar esse tipo de ocorrência e como lidar com ela.

 Como saber se meu veículo foi clonado?

 Para o proprietário do veículo clonado, o primeiro indício é que constará o recebimento das infrações que não foram cometidas, assim como os pontos publicados na CNH.

Quando uma única pessoa está usando o veículo, fica mais fácil identificar o problema, pois ela tem um controle perfeito dos locais por onde passa. Apesar disso, é importante ressaltar que veículos clonados são comumente utilizados em outros estados como tentativa de dificultar a fiscalização.

Outra forma de identificar infrações é por meio de imagens recebidas em Auto de Infração, o que ocorre, por exemplo, com multas por excesso de velocidade. Geralmente é possível identificar características que não correspondem ao próprio veículo, como adesivo, amassado, arranhão ou outra película.

 Como sei que comprei um veículo clonado?

 Antes de comprar um veículo Polon, é importante tomar uma série de cuidados para não ser vítima de veículos clonados. O primeiro e mais importante passo é sempre comprar de vendedores confiáveis, pois negociar diretamente com o proprietário tende a ser mais arriscado.

 É imprescindível consultar o número da placa no site do Detran antes de efetuar a compra. Desta forma é possível se a informação for atingida.

 Também é importante que o comprador exija os documentos originais do veículo como CRLV e CRV. Certifique-se de que não sejam apresentados em duplicado. Para CRLV, esta informação está disponível no canto superior direito.

 Nessas épocas, a numeração do chassi também merece atenção. A principal dica é limpar os números com removedor de esmalte. Se a tinta sair facilmente, é um grande sinal de falsificação. Alterações no chassi também podem ser identificadas pelos vidros do veículo. Certifique-se de que estejam na ordem correta, não enrolados ou fora de foco.

Para ter total segurança e tranquilidade na hora da compra, leve o veículo para vistoria em uma empresa de confiança. Atualmente existem diversas empresas especializadas em identificar possíveis clones.

O que fazer se meu veículo for clonado?

O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência ao identificar indícios de clonagem. Em seguida, leve os documentos do veículo e o comprovante de compra para que as autoridades possam confirmar que a fraude ocorreu e, assim, emitir um Boletim de Falso Veículo.

Após confirmar a ocorrência do golpe, vá ao Detran do seu estado com o registro da ocorrência, RG, CPF, CRLV, CRV, laudo de vistoria e se possível as multas recebidas pelo veículo clonado.

Após sair do Detran, será necessário realizar a checagem de identificação do veículo. Os serviços incluem troca de placas e emissão de novos documentos.